Da seleção ao UCAS

Esse processo de intercâmbio é uma lenda. São várias fases e um cronograma lindo, só que não. Até seria bonitinho mesmo, se não sofresse alterações.

Depois de preencher o formulário no site do Ciências sem Fronteiras, os “candidatos” tiveram que esperar a “homologação” das “candidaturas”. Eu não sabia nem que existia a palavra homologação, só um nome chique para “confirmar ou aprovar por autoridade judicial ou administrativa”. Not bad. Isso foi feito pela Universidade de Pernambuco.

UPE

UPE

(Muito tempo depois, disseram “divulguem sua universidade”.)

Em seguida, veio a fase de seleção pelo programa. Uma das etapas mais importantes que define se você vai ou fica, assim, logo de cara. No último dia do prazo dado pelo cronograma, meu amigo disse que tinha recebido um e-mail informando que havia sido selecionado. Fui verificar a caixa de entrada esperando que tivesse vazia, mas tava lá, um e-mail lindo e loiro dizendo que eu tinha sido selecionada. Fogos, né?! Não fui barrada pelo programa.

Todos correm para ver o próximo passo no cronograma. Dentro de uma semana teria que responder o formulário do Universities UK, no qual o número do passaporte seria, muito provavelmente, pedido. Sim, mas quem disse que eu tinha passaporte? Mesmo indo tirar o mais rápido possível, só sairia em seis dias úteis, não daria tempo.

-Polícia Federal! Socorro, preciso de um passaporte rápido! 
Um documento que comprove a necessidade, por favor. Certo, com uma taxa extra seu passaporte sairá em quarenta e oito horas.
– *-*

Detesto taxas extras, mas fazer o quê?! Revolveria o problema. Dois dias depois já estava com o passaporte.

Isso aconteceu no meio de março. De repente, como mágica, o cronograma foi alterado. O período de preenchimento do formulário da UUK só seria do fim de abril até o meio de maio! CsF troll. Detesto taxas extras.

O site da International Unit tinha as informações bem explicadas de como responder o formulário pelo UCAS – Universities and Colleges Admissions Service. A parte mais difícil disso é escolher as universidades. O estudante pode optar por três das aproximadamente 70 disponíveis. Por exclusão, deixando apenas as que tinham o curso de engenharia civil, sobraram umas 16.

Pedi ajuda a alguns professores pois não sabia por onde começar, mas não serviu de muita coisa. Sendo assim, selecionei pelo brasão mais bonito. Mentira. Pesquisei o site de cada uma delas, vi as matérias que ofereciam, a nota do IELTS requerida e dei uma olhada no The Student Room. Também vi o número de vagas que cada universidade oferecia para o programa; é bom não abusar da sorte, né?! No fim das contas fechei os olhos e chutei na ordem:

  1. Newcastle University
  2. University of Brighton
  3. Loughborough University

Achei Loughborough muito linda e o site tinha informações suficiente para que eu a escolhesse. Entretanto, alguém comentou no Student Room que lá era um pouco complicado para estrangeiros; acreditei e deixei na terceira opção. Brighton fica no sul da Inglaterra, segundo esse ranking está em trigésimo lugar entre as universidades que tem engenharia civil. É a cidade da banda The Kooks, o que ajudou na escolha, não vou mentir – mesmo não entendendo uma palavra do que eles dizem entre músicas e entrevistas (álcool?). Já Newcastle, é a decima no mesmo ranking. O site é bem organizado e as ementas das matérias estão lá! Pontos positivos.

A segunda parte mais difícil do formulário foi escrever um statement de apresentação. Meu ex professor de inglês me ajudou muito dando um upgrade em um texto que o enviei. O que escrevi foi de “mas que porcaria é essa” para “que coisa linda isso ficou”.

Acebei recebendo a oferta para estudar em Newcastle. Depois de contatos da universidade, notei que foi uma boa escolha.

Leão do Norte, oi?

Bora estudar.

(:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s